Plano e seguro de saúde: quais as diferenças?

21 Abril, 2022

São poucas as pessoas que conhecem as diferenças entre ter um Plano de Saúde ou um Seguro de Saúde, por isso, elaboramos um artigo que lhe explica as principais diferenças entre as duas soluções.

A saúde é um bem precioso na nossa vida e no panorama atual geraram-se dificuldades nos serviços de saúde públicos. O privado pode ser uma solução para alguns, para evitarem filas de espera, contudo, nem todos conhecem a diferença entre ter um Seguro de Saúde ou um Plano de Saúde.

Tanto um plano de saúde como um seguro de saúde são alternativas ao Sistema Nacional de Saúde (SNS) caso pretenda ter à sua disposição serviços médicos com maior rapidez e a um preço acessível.

Quais as diferenças entre um plano de saúde e um seguro de saúde?

A escolha entre um plano de saúde ou seguro deverá ser tomada em família, e se possível, com a ajuda de um especialista que o ajudará a conhecer todas as vantagens.

No entanto, se o seu principal objetivo for ter consultas com desconto e acesso a cuidados de saúde a um preço menos elevado o ideal é adquirir um plano de saúde. Estes preveem o pagamento de uma mensalidade ou anuidade e em contrapartida o cliente passa a ter acesso a uma rede médica especializada.

Num plano de saúde, e ao contrário de num seguro de saúde, está dispensado de períodos de carência, limites de idades, autorizações de serviços e pagamento de franquias.

Se o seu objetivo for ter um serviço mais abrangente que inclui hospitalização ou assistência em situações mais delicadas e em emergências, como é o caso de uma cirurgia, um seguro de saúde é a solução mais adequada. Com um seguro de saúde consegue usufruir também de consultas, exames e análises com um custo menor do que o que terá no Plano de Saúde.

No contrato entre o segurado e a seguradora, a segunda compromete-se a cobrir os riscos relativos à saúde do segurado. Contudo, um seguro de saúde tem algumas caraterísticas especificas, devido ao facto de o âmbito de cobertura ser muito mais alargado. Quando contratado, algumas coberturas ou atos médicos podem não estar cobertos de imediato, devido aos períodos de carência. Por outro lado, tudo o que são doenças pré-existentes não estão cobertas.

Então, qual é o serviço mais adequado para mim?

Após analisar as vantagens e desvantagens entre um seguro de saúde ou plano de saúde é necessário ter em conta algumas questões para decidir qual é, afinal, a melhor opção para as suas necessidades.

  • Gasta regularmente muito dinheiro em despesas de saúde?
  • Tem filhos ou se planeia ter em breve?
  • Pretende ter um serviço que cobre emergências?
  • Qual o orçamento que pretende gastar numa mensalidade? Afetará o meu orçamento mensal?
  • Tem doenças pré-existentes?
  • Quer salvaguardar uma situação de hospitalização ou cirurgia, ou quer apenas garantir o acesso a consultas?

Não são soluções comparáveis, no entanto, a escolha da solução mais adequada deve ser feita depois de respondidas as questões acima. O próximo passo é procurar um consultor de seguros que lhe explica detalhadamente os serviços da opção que escolheu. Na NacionalGest ajudamo-lo a encontrar a melhor solução para as necessidades. Para isso, contacte um dos nossos consultores de seguros através do 211 341 202 ou preencha o formulário.

Atualmente a NacionalGest já dispõe de 27 lojas de norte a sul do país e tem apostado na expansão geográfica com o objetivo de estar cada vez mais perto dos seus clientes.

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO