Quais são as diferenças entre Seguro de Vida e Seguro para Acidentes Pessoais?

15 Agosto, 2024

O seguro de vida e o Seguro de Acidentes Pessoais são comummente confundidos, no entanto apresentam bastantes diferenças. O Seguro de Vida cobre morte e invalidez por acidentes ou causas naturais, enquanto o Seguro de Acidentes Pessoais cobre apenas eventos decorrentes de acidentes. Ambos têm características distintas e é importante escolher o seguro que melhor se adapta às necessidades individuais.

Homem e mulher a assinar um contrato de um seguro de vida ou um seguro de saúde

Na vida de todos existem acontecimentos mais ou menos expectáveis, mas alguns acontecem de forma mais inesperada do que outros, completamente alheios à nossa vontade.

Embora saibamos que uma morte ou um acidente podem ocorrer a qualquer momento, raramente acreditamos que acontecerá connosco ou com nossa família agora. No entanto, esses eventos podem ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar, seja no ambiente de trabalho, na vida pessoal ou em qualquer parte do mundo.

Apesar de muitas vezes se confundir os Seguros Vida e os Seguros de Acidentes Pessoais, porque parecem ter as mesmas coberturas, ambos são completamente distintos e funcionam de forma completamente diferente.

A diferença entre o Seguro de Vida e o Seguro de Acidentes Pessoais é muito simples. O primeiro possui como coberturas básicas a morte e ou invalidez decorrente de acidentes ou causas naturais, como doenças, enquanto o segundo cobre apenas em caso de acidentes.

 

O que acontece em caso de falecimento da pessoa segura?

Tanto o Seguro de Vida quanto o Seguro de Acidentes Pessoais cobrem o falecimento da pessoa segura, no entanto a causa da morte é a principal diferença entre eles:

– No Seguro de Vida, os beneficiários irão sempre receber o valor da apólice caso o segurado faleça, independentemente do motivo;

– Enquanto no Seguro de Acidentes Pessoais, os beneficiários só receberão o valor da apólice caso o segurado faleça por acidente, tal como o próprio nome indica. Uma morte por causas naturais neste caso não terá direito a qualquer indemnização.

 

O que acontece em caso de invalidez da pessoa segura?

– No Seguro Vida, a cobertura de invalidez prevê o pagamento do capital seguro quando, na sequência de doença ou acidente, a pessoa segura fique com uma incapacidade que dependa de terceiros para executar tarefas básicas como alimentar-se, tratar da higiene pessoal ou deslocar-se (a percentagem de incapacidade para acionar o seguro pode variar consoante a seguradora). Assim, deverá sempre certificar-se quais as coberturas que tem contratadas de forma a salvaguardar-se em caso de qualquer tipo de invalidez.

– Enquanto no Seguro de Acidentes Pessoais a indemnização por invalidez permanente da Pessoa Segura é garantida na sequência de acidente, que esteja abrangido pela apólice, e no prazo de 2 anos a contar da data do mesmo, e consoante o capital contratado.

 

Os Seguros de Vida dispõem também de coberturas complementares como coberturas de doenças graves (oncológicas, cardiovasculares, demência) com adiantamentos de capital para fazer face a despesas de tratamento ou a perdas de rendimentos do agregado familiar mediante uma doença grave inesperada.

Os Seguros de Acidentes Pessoais para além da proteção em qualquer parte do mundo, 24 horas por dia, também dispõem de coberturas de despesas de tratamento, de subsídio diário em caso de hospitalização ou pagamento de indemnizações e despesas na sequência de acidentes, como cair de uma escada, escorregar num passeio ou ter um acidente numa viagem.

Os Seguros de Vida garantem proteção em caso de acidente e doença, e são recomendados para todas as pessoas, em particular para quem tem responsabilidade na qualidade de vida financeira do agregado familiar, que na sua ausência teria dificuldade em subsistir.

Já os Seguros de Acidentes Pessoais são indicados para todas as pessoas que pretendem beneficiar de uma proteção face a qualquer tipo de acidentes, garantindo uma compensação financeira à pessoa segura ou aos seus beneficiários (no caso de morte do segurado), face às consequências de um acidente profissional ou pessoal.

 

Apesar de muito parecidos, cada um destes seguros possui as suas particularidades, e é preciso ficar atento a elas para que contrate a opção mais adequada ao seu perfil.

Pode sempre optar por um plano predefinido ou por uma solução personalizada e construir um plano à sua medida.

Caso deseje obter aconselhamento sobre a solução que mais se adequa às suas necessidades e às necessidades da sua família fale connosco e aproveite para fazer uma simulação para o seu seguro na NacionalGest.

Autora: Susana Silva

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO