Num mundo cada vez mais digital, o roubo de identidade tornou-se bastante acessível para os hackers. Saiba como deve agir e prevenir com uma navegação online segura.
Num mundo cada vez mais digital, é importante que saiba como deve agir e prevenir com uma navegação online segura. Deve, por isso, adotar precauções e medidas de segurança online para evitar o roubo de identidade.
O roubo de identidade pode resultar na prática de vários tipos de crime, como o acesso ilegítimo (phishing), burla informática e nas comunicações (transferência de dinheiro da conta da vítima para outra) ou violação de correspondência ou de telecomunicações (abertura de cartas ou encomendas).
Assim que detetar que a sua identidade foi usurpada, contacte o seu banco e peça para cancelar os cartões de crédito e débito, bem como o acesso ao homebanking. De seguida, dirija-se às autoridades policiais e apresente queixa. Guarde todos os e-mails, sms, cartas ou registos de comunicações trocados com as diversas entidades contactadas uma vez que constituem meios de prova. O passo seguinte é cancelar os documentos de identificação e arranjar novos. Informe a entidade empregadora.
Deve verificar regularmente extratos bancários e relatórios dos cartões de crédito e débito, tentando identificar operações que tenham sido realizadas após o roubo de identidade. Caso detete alguma irregularidade, envie queixa ao seu banco.
– Não divulgue informações pessoais nas redes sociais.
– Não aceite pedidos de amizade de pessoas que não conhece.
– Leia cuidadosamente os termos e condições e política de privacidade das redes sociais que utiliza.
– Antes de inserir uma palavra-passe, confirme se o site é conhecido e se o endereço de URL coincide com o nome da empresa ou a informação que procura.
– Confirme se o URL começa com https:// precedido de um pequeno cadeado.
– Esteja atento a pop-ups do estilo spam (envio de publicidade em massa).
– Certifique-se de que o e-mail ou a página de internet não apresenta uma oferta demasiado boa para ser verdade e se o texto tem gralhas ou erros ortográficos graves ou aparenta uma tradução inadequada.
Se for vítima de phishing, altere imediatamente as palavras-passe de todas as contas online e avise as pessoas que constam na sua lista de contactos para que estas não sejam os próximos alvos.
– Não aceda a informação sensível, como contas bancárias, através de redes de wi-fi públicas ou abertas, nem a partir de computadores desconhecidos.
– Escreva sempre o nome do banco no navegador de internet, para garantir a entrada no site oficial do banco.
– Não forneça mais de três números do cartão matriz para efetuar o login.
– Assim que terminar a operação, feche a sessão no site ou aplicação do banco.
– Se receber um telefonema, e-mail ou sms a fornecer instruções para fazer algo ou a dizer-lhe que ganhou um prémio, confirme a legitimidade de quem está a pedir as informações. Se desconfiar da resposta, termine a chamada ou apague o e-mail ou sms.
– Nos e-mails de origem desconhecida ou suspeita, não responda, não descarregue anexos, nem clique em links. Contacte a respetiva instituição para confirmar se a mensagem é fidedigna.
– Ignore anúncios de trabalho que lhe peçam para transferir dinheiro como pretexto de pagamentos de futuros “serviços de recrutamento”.
– Ao instalar um router, deve alterar de imediato a palavra-passe. Escolha uma palavra-passe complexa e com vários caracteres diferentes, com letras maiúsculas e minúsculas, números e pontuações.
– Utilize diferentes palavras-passe para aceder às suas contas, dispositivos e redes sociais.
– Proteja o acesso às suas contas através de uma verificação em dois passos, acrescentando, por exemplo, a solicitação de um código para o seu número de telemóvel.
– Os antivírus, anti-spyware, firewall e proteção anti-spam devem estar atualizados nos computadores e equipamentos móveis.
– Se vender ou deitar fora os equipamentos deve remover toda a informação pessoal.
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Este artigo foi baseado na notícia 7 regras para evitar o roubo de identidade online