Análise de casos comuns de acidentes de trabalho em diferentes setores e dicas sobre medidas preventivas que podem ser implementadas para reduzir a ocorrência de acidentes.
Adotar medidas preventivas de acidentes de trabalho é muito importante para preservar a integridade física de todos os empregados, durante o período laboral.
Infelizmente acidentes acontecem, mas os riscos diminuem bastante se os colaboradores tiverem conhecimento e consciência das regras de segurança, que não podem esquecer de cumprir escrupulosamente.
Alguns dos principais acidentes de trabalho – Como preveni-los
1. Queda – São os acidentes de trabalho mais comuns. Podem acontecer em qualquer tipo de trabalho.
As causas são diversas, distração, tipo de trabalho, pouca iluminação do local de trabalho, existência de escadas, degraus, nem sempre sinalizados.
Como evitar: Manter o espaço de trabalho organizado e limpo, sem líquidos no chão ou superfícies escorregadias. Iluminação adequada ao local de trabalho e locais de passagem desimpedidos.
2. Queimaduras – A exposição ao fogo ou a altas temperaturas ou manuseamento incorreto de produtos químicos também podem gerar queimaduras.
A melhor forma de minimizar os riscos, portanto, é a prevenção, usando equipamento adequado as circunstâncias, como por exemplo roupa à prova de fogo, máscaras, luvas, aventais, óculos de proteção e outros equipamentos capazes de reduzir os riscos.
3. Uso incorreto de equipamentos e máquinas – O empregador deve garantir que todos os colaboradores têm formação específica para laborarem com as máquinas. É essencial promover as regras de segurança e utilização dos meios de proteção adequados
4. Cortes – Esse tipo de acidente de trabalho é mais comum na hotelaria e indústria metalúrgica, ocorrendo com bastante frequência.
Os cortes acontecem devido a distrações dos próprios funcionários, é necessário que o trabalhador esteja atento a sua atividade e use de alguns equipamentos de segurança, como aventais, luvas de proteção.
Quais são as melhores práticas para evitar acidentes?
Os colaboradores devem ter consciência dos direitos e deveres de cada um, dos fatores de
risco, das regras de utilização das máquinas e utilização de meios de prevenção.
Deverá existir uma fiscalização regular e exigente do local de trabalho, de forma a garantir um
ambiente de trabalho seguro e saudável.
Por outro lado, a formação adequada e continua de equipamentos e instalações e a utilização de equipamento de proteção são fundamentais, para garantir da saúde e segurança no local de trabalho.
Resumindo, o local de trabalho deverá ter condições básicas de segurança e saúde, de acordo com a Lei n.o 102/2009, de 10 de Setembro, que aprova o Regime jurídico da promoção e segurança e saúde no trabalho.