Muitos condutores desconhecem as coberturas do seguro, como estadias e veículos de substituição. Por isso, enquanto consultores temos o papel de o informar sobre esses benefícios e a importância da assistência em viagem, que pode melhorar a experiência do cliente, especialmente em transporte direto.
Numa sociedade onde diria que todos os condutores/proprietários de viaturas sabem que são obrigados a ter um seguro de responsabilidade civil, poucos são aqueles que conhecem realmente as coberturas, a apólice de seguro e os benefícios associados às mesmas.
Cabe-nos a nós, consultores de seguros, ter esse papel pedagógico e de aconselhamento, para ir ao encontro das necessidades dos clientes.
Entre as várias coberturas que poderão ser de maior desconhecimento do público em geral, podemos encontrar estadias em hotéis, cedência de veículo de substituição por avaria e, em alguns casos, acidente, cash advance (dinheiro para necessidades prementes, ex 150€), toda a logística assegurada pelos serviços, o transporte dos ocupantes e do próprio condutor em táxi ou transporte coletivo e ainda a possibilidade de acionar a cobertura mesmo em caso de viagem por meio aéreo, entre outras.
No último ano e meio, sensivelmente, devido ao aumento do preço dos combustíveis, deparámo-nos com a extrema importância da cobertura de assistência em viagem, sobretudo na questão do capital direcionado para o transporte direto das viaturas, onde podemos marcar pela diferença ao assegurar um serviço com mais qualidade e rapidez, principalmente em períodos de férias, onde os clientes pretendem, na sua quase totalidade, transportar a viatura para a sua oficina de confiança mas por outro lado, não se privarem de continuar a gozar as férias no local onde se encontram com a família.
O capital para transporte direto pode fazer a diferença entre o transporte da viatura ser realizado no próprio dia ou ser apenas combinado, o que pode prolongar o período de espera e causar transtornos à vida e à logística do cliente. Com as várias reformulações que temos observado em todas as companhias nesse tipo de cobertura, devemos focar cada vez mais na identificação das necessidades do cliente em relação às suas deslocações. Assim, poderemos aconselhar a melhor opção que se encaixe nessas necessidades e garanta um serviço de qualidade em caso de necessidade.
Frisar as vantagens de uma boa assistência em viagem em detrimento do prémio mais baixo, que num caso de caso de avaria a 200/300 kms de casa, poderá fazer toda a diferença entre um cliente satisfeito ou não, é sem dúvida o nosso principal foco, como consultores de seguros.
Autora: Ana Chamorro