ASF recomenda subida nos capitais seguros de edifícios

12 Dezembro, 2022

Os novos contratos ou renovações a serem realizados no 1º trimestre de 2023 relativos aos capitais seguros das apólices de habitação vão ter uma subida superior a 14% nos capitais de edifícios a segurar.

A entidade supervisora do setor segurador (ASF) divulgou as recomendações em relação aos valores a aplicar aos capitais seguro.

No primeiro trimestre do próximo ano, os valores devem subir 14,17% relativamente a igual período deste ano quanto a edifícios e 8,15% a valorização do recheio de habitação. No conjunto, no designado Índice de Recheio de Habitação e Edifícios (IRHE), a taxa de atualização a utilizar nos capitais seguros é de 12,32%.

A ASF é a entidade responsável por publicar os índices trimestrais de atualização de capitais para apólices do ramo Incêndio e elementos da natureza, com o objetivo de informar os consumidores de seguros de habitação, sobre os valores de referência. Desta forma, evitam que os capitais seguros fiquem desatualizados no âmbito de contratos que cobrem riscos relativos a um imóvel.

 

Porque são importantes as atualizações dos capitais seguros?

Se estiverem desatualizadas, podem piorar as consequências de um sinistro para os segurados, se for aplicada a regra proporcional.  Esta regra é aplicada quando o capital seguro é inferior ao custo de reconstrução, no caso de edifícios, ou ao custo de substituição por novo, no caso de mobiliário e recheio. Nesta situação, o segurador só paga uma parte dos prejuízos proporcional à relação entre o custo de reconstrução ou substituição à data do sinistro e o capital seguro.

 

Para mais informações, fale com o seu Consultor de Seguros NacionalGest através do 211 341 202 ou preencha o formulário em www.nacionalgest.pt

A NacionalGest conta com 28 lojas de norte a sul do país e dispõe de soluções para empresas e particulares com todas as companhias do mercado, entre as quais Tranquilidade, Fidelidade, Lusitania, Allianz, Liberty, Mapfre, Caravela, Victoria, Zurich e Ageas Seguros, UNA, AIG, APRIL, Metlife, PREVOIR, Predictable, Real Vida Seguros.

 

Artigo baseado na notícia: Inflação: ASF recomenda subida de 14% nos capitais seguros de edifícios

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO