Saiba como proteger a sua empresa de um ataque informático

19 Novembro, 2021

A adoção do teletrabalho fez aumentar os ataques cibernéticos, que se tornaram cada vez mais sofisticados e implacáveis. Leia o nosso artigo e saiba o que fazer para proteger a sua empresa.

Com a dispersão de informação online, o cibercrime e as novas formas de ataque informático têm causado prejuízos avultados a empresas que veem a sua informação perdida devido a falhas nos seus sistemas de informação e tecnologia.

Segundo o Centro Nacional de Cibersegurança, os ciberataques em Portugal aumentaram cerca de 79% em relação ao ano anterior, revelando que a tendência é para piorar devido às fragilidades dos sistemas.

No relatório divulgado, que se centra em 2020, o Centro salienta que o crime online ganhou ainda mais vantagem com a adoção do teletrabalho devido aos vários confinamentos aplicados ao país que provocaram vulnerabilidades na esfera digital.

Qualquer empresa, independentemente da sua dimensão ou atividade, está suscetível a ataques cibernéticos. O cyber-risco consiste na hipótese de perda financeira, na paralisação da produção ou no ataque à reputação de uma organização devido à falha nos sistemas de segurança. Além do mais, o cyber risks é dos poucos seguros que funciona antes de ocorrer qualquer sinistro, uma vez que tem uma cobertura de “Análise Detalhada de Vulnerabilidades” que permite diagnosticar e corrigir atempadamente todas as situações de maior risco.

Assim, torna-se essencial que as empresas e os empresários possam estar preparados para que, na possibilidade de haver um ataque informático, o impacto no negócio seja nulo ou quase reduzido.

Mas, afinal, como é que a sua empresa deve proceder para precaver estas situações?

1 – Adote um software de proteção atualizado trimestralmente (como é o caso dos antivírus e firewalls) nos vários aparelhos ligados aos sistemas de informação e tecnologia da sua empresa.

2 – Proteja as suas contas e passwords. Adote a técnica de utilizar combinações entre maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.

3 – Não visite ligações desconhecidas ou pense duas vezes antes de abrir anexos de remetentes que não conhece.

4 – Nunca aceda a dados da sua organização ou empresa através de redes Wi-Fi desprotegidas.

5 – Teste situações de risco para saber qual o seu nível de proteção.

6- Faça um seguro de cyber riscks. Ao subscrever um seguro cyber risks estará a proteger a sua empresa de toda a vulnerabilidade informática a que diariamente está sujeita. Para além de reforçar a segurança online, ainda contempla capitais para fazer face a indemnizações por danos causados a terceiros.

Por mais que o seu software esteja protegido existem sempre vulnerabilidades que ao ter um seguro cyber risks ativo pode evitar.

Para se informar sobre este seguro fale com NacionalGest. Temos um conjunto de soluções adaptadas às suas necessidades. Ligue 211 341 202 ou contacte-nos através do formulário.

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO