Saiba quais as diferenças entre as apólices Multirriscos Habitação e All-Risks e opte pela solução que melhor proteje o seu lar.
A apólice Multirriscos continua a ser a opção mais utilizada pelos Clientes para segurar as “paredes” ou o “conteúdo” da sua habitação.
Sabe como funciona a solução All-Risks?
Lista de coberturas
A apólice Multirriscos é composta por uma lista de coberturas e exclusões que estão definidas. Em caso de sinistro, os bens seguros estão garantidos desde que se encontrem abrangidos pelas coberturas e não se encontrem excluídos.
Na apólice All-Risks, os bens seguros ficam cobertos contra qualquer perda ou dano causada por um sinistro. Assim, desde que se verifique efetivamente um dano e não estejamos a falar de uma exclusão concreta da apólice, o sinistro terá cobertura.
No caso dos danos acidentais em que não sabemos, por exemplo, quem partiu o vidro da casa de banho, o bem estará coberto pela apólice All-Risks, já que o dano acidental não é uma exclusão habitual do produto.
Ónus da prova
Sendo a apólice Multirriscos Habitação constituída por uma lista de coberturas bem definidas e delimitadas, é responsabilidade do cliente provar que o sinistro sofrido encaixa dentro dessa lista de coberturas.
No caso da apólice All-Risks basta a palavra do Cliente. O Cliente apenas tem de provar ter sofrido um dano no bem seguro pela apólice. A seguradora garante o dano, sendo que só poderá recusar-se a assumir o sinistro, caso consiga provar que o evento que deu origem ao dano se trata de uma das exclusões da apólice.
Assim sendo, as apólices All-Risks são mais favoráveis aos Clientes. A verdade é que a vida não é a preto e branco e nem sempre conseguimos comprovar a causa de um acidente, pois a grande maioria encaixa numa determinada “sombra de cinzento” e é aí que o nosso aconselhamento fará a diferença.
Em caso de dúvidas, ligue 211 341 202 ou contacte-nos através do formulário.
A NacionalGest dispõe de mais de 20 lojas por todo o País e comercializa seguros tanto para empresas como particulares (auto, saúde, vida, multirriscos, acidentes de trabalho, vida e planos de poupança) com todas as companhias, entre as quais Tranquilidade, Fidelidade, Lusitania, Allianz, Liberty, Mapfre, Caravela, Victoria, Zurich e Ageas Seguros.
Este artigo foi baseado na notícia A zona cinzenta.